sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Algumas quadras do Persa Omar Khayyam.
Nascido em Nichapur em 1040 e morreu nesta mesma cidade em 1120. Astrónomo, Matemático, Geómetra e Poeta.
A sua poesia, pese embora escrita há mais de 900 anos influenciou vários poetas - Fernando Pessoa, Walt Whitman, Jorge Luis Borges, só para citar alguns dos mais ilustres.
A amarga lucidez com que Khayyam impregna as suas quadras só tem paralelo com a sua finura de poeta que caminhou sempre por entre rosas e outras flores, lindas mulheres e os mais finos vinhos.



Não vamos falar agora, dá-me vinho. Nesta noite
a tua boca é a mais linda rosa, e me basta.
Dá-me vinho, e que seja vermelho como os teus lábios;
o meu remorso será leve como os teus cabelos.


Não me lembro do dia em que nasci;
não sei em que dia morrerei.
Vem, minha doce amiga, vamos beber deste copo
e esquecer a nossa incurável ignorância.



Na estação das rosas procuro um campo florido
e sento-me à sombra com uma linda mulher;
não cuido da minha salvação: tomo o vinho
que ela me oferece; senão, o que valeria eu?

Sem comentários:

Enviar um comentário