sexta-feira, 1 de junho de 2012

Nascido em Lisboa em 1907 e falecido em Paris em 1949, Carlos Queirós é o poeta de hoje.
Figura do segundo modernismo português, é ele quem faz a ponte com o primeiro modernismo português, e sobretudo quem estabelece a ligação entre Fernando Pessoa e a revista Presença, na qual vários textos de Pessoa foram publicados.
A colaboração de Carlos Queirós na Presença é assídua e dura até 1937.
Carlos Queirós era sobrinho de Ofélia Queirós, a eventual namorada de Fernando Pessoa, e publicou as cartas de Pessoa a Ofélia na Presença.
Fica este poema:

NA CIDADE NASCI

Na cidade, quem olha para o céu?
É preciso que passe o avião...
Quem me dera o silêncio, a solidão,
Onde pudesse, alguma vez, ser eu!

Na cidade nasci; nela nasceu
A minha dispersiva inquietação;
E o meu tumultuoso coração
Tem o pulsar caótico do seu.

A! Quem me dera, em vez de gasolina,
O cheiro da terra húmida, a resina,
A flores do campo, a leite, a maresia!
Em vez da fria luz que me alumia,

O luar sobre o mar, em tremulina...
– Divina mão compondo uma poesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário