quinta-feira, 12 de julho de 2012

O poeta de hoje é Osip Mandelstam.
Mandelstam é um dos nomes mais fundamentais da poesia moderna russa. Membro do grupo acmeista.
Nascido em 1891 e falecido em 1938, na prisão, Mandelstam é um nome fulcral da poesia russa da primeira metade do século XX.
Fica este poema:

Armado como os braçais da Sociedade das Vespas
Cevando e arando a terra, arando a terra,
Pode até parecer importante e necessário
Mas em meu coração, me parece ser em vão.

E eu sei pintar, eu não sei cantar,
Tampouco manejar o arco fúnebre do violino
Minha vida se resume em arar e procriar
E invejar a elite, capciosos insetos sociais.

Ah, quem dera pudesse um dia
Compelir – estupor e morte
Esporear no ar a exaltação do verão,
E entender o sentido deste arar, arar a terra...

Sem comentários:

Enviar um comentário