domingo, 29 de julho de 2012

O poeta de hoje é Rumi.
Rumi nasceu em 1207 numa localidade sita no actual território do feganistão e então parte da Pérsia e faleceu em Konya, Turquia em 1273.
Poeta e místico sufi, a sua influência é enorme na literatura persa, urdu e turca.
Fica este poema:



Tu e eu

Feliz o momento em que nos sentarmos no palácio.

Dois corpos, dois sopros, um só espírito: tu e eu.


Com as cores de mil pétalas e os cantos de mil pássaros,

Comporemos, no jardim, o elixir da vida eterna.


Curiosas, descerão do céu as estrelas para ver-nos.

E nós  mostrar-lhe-emos o resplendor da lua cheia.


Tu e eu, nem tu, nem eu, seremos, no êxtase, um somente.

Completo. Contente. Além do alcance da fala ociosa.


Até mesmo os papagaios, sempre alegres,

Invejarão, nessa hora, o nosso riso ruidoso.


O estranho é que tu e eu, unidos aqui neste momento,

Estejamos um no Levante e o outro no Poente.

Sem comentários:

Enviar um comentário