sábado, 9 de junho de 2012

Gabriela Mistral é a poetisa de hoje.
Nascida em 1889 em Vicuña e falecida em Nova Iorque em 1957, Gabriela Mistral é o nome literário que adoptou (o seu nome era Lucila de Maria del Perpetuo Socorro Godoy Alcayaga) - em homenagem a dois dos seus poetas predilectos: o italiano Gabriele D'Annunzio e o poeta francês Frédéric Mistral.
A sua actividade estendeu-se também à pedagogia e educação, e à diplomacia.
A sua influència literária foi vasta no contexto dos Países de toda a América Latina. Foi a primeira personalidade literária da América Latina a ser galardoada com o Nobel da Literatura em 1945.
Fica este poema:

LA FLOR DEL AIRE

Yo la encontré por mi destino,
de pie a mitad de la pradera,
gobernadora del que pase,
del que le hable y que la vea.

Y ella me dijo: "Sube al monte.
Yo nunca dejo la pradera,
y me cortas las flores blancas
como nieves, duras y tiernas."

Me subí a la ácida montaña,
busqué las flores donde albean,
entre las rocas existiendo
medio dormidas y despiertas.

Cuando bajé, con carga mía,
la hallé a mitad de la pradera,
y fui cubriéndola frenética,
con un torrente de azucenas.

Y sin mirarse la blancura,
ella me dijo: "Tú acarrea
ahora sólo flores rojas.
Yo no puedo pasar la pradera."

Trepe las penas con el venado,
y busqué flores de demencia,
las que rojean y parecen
que de rojez vivan y mueran.

Sem comentários:

Enviar um comentário