quarta-feira, 4 de julho de 2012

O poeta de hoje é Pushkin. Alexandre Pushkin nasceu em 1799 em Moscovo e faleceu em 1837 em S. Petesburgo.
Figura maior da Literatura Russa, poeta e romancista do Romantismo e fundador da moderna literatura russa. Pushkin, apesar da estética romântica apresenta também elementos de ruptura em relação a este
Fica este poema, com tradução de Jorge de Sena:


PARA MIM MESMO ERGUI...


Para mim mesmo ergui, não com as mãos, moimento:
a estrada livre que o meu povo há-de trilhar.
Alexandre não tem coluna erguida ao vento
que erga a cabeça mais que o meu pilar.

Não morrerei de todo - pois que no meu canto,
sem corpo corruptível, soarei altivo.
E o meu renome imenso durará enquanto
houver na terra um poeta sobrevivo.

Da minha fama o ruído a Rússia há-de varrer,
que aos povos todos dela irá iluminando,
o eslavo, o balta, o tungu me hão-de conhecer,
como o kalmuk a estepe cavalgando.

Serei amado, e as gentes lembrarão mil anos
na glória do meu verso o fogo que acendi:
como cantei ser livre em tempo de tiranos
e para os humilhados honra só pedi.

ó Musa, nunca escutes mais que a um deus, tua arte,
impávida aos insultos, ao louvor mais fria.
Sem recompensas, canta, mas saibas calar-te
sempre que um asno cruze pela tua via.

Sem comentários:

Enviar um comentário