quinta-feira, 12 de abril de 2012

Nascido em 1261 e falecido em 1325 D. Dinis, Rei de Portugal (6º rei) é o poeta de hoje.
Grande impulsionador da Língua Portuguesa, e cultor da Poesia, deixou belíssmos Cantares de Amigo e Amor.
Fica uma das suas mais famosas composições:

Ai, flores, ai, flores do verde pino
  
Ai, flores, ai, flores do verde pino,
se sabedes novas do meu amigo?
           Ai, Deus, e u é?

Ai, flores, ai, flores do verde ramo,
se sabedes novas do meu amado?
           Ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amigo,
aquel que mentiu do que pôs comigo?
           Ai, Deus, e u é?

Se sabedes novas do meu amado,
aquel que mentiu do que mi à jurado?
           Ai, Deus, e u é?

--- Vós me preguntades polo vosso amigo?
E eu ben vos digo que é sano e vivo.
           Ai, Deus, e u é?

Vós me preguntades polo vosso amado?
E eu ben vos digo que é vivo e sano.
           Ai, Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é sano e vivo
e seerá vosco ante o prazo saido.
           Ai, Deus, e u é?

E eu ben vos digo que é vivo e sano
e seerá vosco ante o prazo passado.
           Ai, Deus, e u é?

Sem comentários:

Enviar um comentário