sexta-feira, 19 de julho de 2013

Camilo Castelo Branco

Un soneto de Camilo Castelo Branco:

Comédia humana

Literatos! Chorai-me, que eu sou digno
Da vossa gemebunda e velha táctica!
Se acaso tendes crimes em gramática,
Farei que vos perdoe o Deus benigno.

Demais conheço a prosa inflada, enfática,
Com que chorais os mortos; e o maligno
Desafecto aos que vivem… Não me indigno…
Sei o que sois em teoria e em prática.

Quando o avô desta vã literatura
Garret, era levado á sepultura,
Viu-se a imprensa verter prantos sem fim…

Pois seis dos literatos mais magoados,
Saíram, nessa noite embriagados,
Da crapulosa tasca do Penim.

2 comentários:

  1. Este também foi muito lido por mim, mas o prosador. Este incrível contador de histórias...
    Abração, António,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanbém eu o li caro amigo. Mas vale a pena ler este soneto.
      Abraço.

      Eliminar