segunda-feira, 5 de março de 2012

Nesta manhã com um tempo entre o Inverno e a Primavera, apresento Dante.

Dante Alighieri nasceu em Florença em 1265 no seio de família nobre e abastada. Aos 9 anos tem o seu primeiro encontro com Beatriz. Entre 1283 e 1293 escreve os poemas reunidos em Vida Nova.
Em 1290 morre Beatriz. Em 1295 inicia a sua carreira política.Em 1300 é eleito um dos seis priori de Florença. Eclodem praticamente a seguir graves desavenças políticas em Florença. Como resultado, Dante é exilado em 1302. Morre em 1321 vítima de malária.
Dante ficou para a posteridade pela sua Divina Comédia. Na verdade Dante nunca escreveu algo intitulado Divina Comédia, Escreveu sim a Comedia. Mais tarde Boccaccio na sua biografia de Dante propôs o título de Divina Comedia para a conhecida e afamada obra de Dante. Divina, no sentido de grandiosa, eloquente, ímpar. E na verdade a Comedia de Dante é algo grandioso e nos limites da criatividade do espírito humano. A Comedia narra uma viagem pelo Paraíso, Purgatório e Inferno. Na viagem ao Inferno e Purgatório, Dante é guiado pelo grande poeta Virgílio. No Paraíso é guiado por Beatriz.
Ficam algumas das estrofes iniciais do Inferno:


Nel mezzo del cammin di nostra vita
mi ritrovai per una selva oscura
ché la diritta via era smarrita.

Ahi quanto a dir qual era è cosa dura
esta selva selvaggia e aspra e forte
che nel pensier rinova la paura!

Tant'è amara che poco è più morte;
ma per trattar del ben ch'i' vi trovai,
dirò de l'altre cose ch'i' v'ho scorte.

Io non so ben ridir com'i' v'intrai,
tant'era pien di sonno a quel punto
che la verace via abbandonai.


Sem comentários:

Enviar um comentário